Ginástica Laboral para Groomers

Ginástica Laboral para Groomers

O trabalho consome grande parte das horas de nossos dias, por isso, ter uma rotina agradável é fundamental para manter a saúde e a vitalidade na hora de fazer aquilo que a gente ama. Afinal de contas, não há amor que sustente uma rotina demasiadamente estressante, não é mesmo?

A rotina de um grommer é cheia de fofura, carinho e muitos pelos J, mas, se engana quem pensa que a profissão é feita apenas de coisas lindas e agradáveis. Além de lidar com o humor de cada pet, ser um profissional de banho e tosa exige força, agilidade, paciência e muitas outras habilidades.

Por isso, uma dica infalível para garantir a vitalidade na hora de cuidar dos pets, é ser adepto da ginástica laboral. Confira a seguir os benefícios da atividade e saiba como fazer alguns exercícios.

Benefícios 

Nosso corpo é projetado para se movimentar, os benefícios de uma atividade física, mesmo que leve, são inúmeros e garantirão a você mais disposição, bem estar, melhora da postura corporal, flexibilidade, resistência e coordenação, prevenção de doenças funcionais como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Além de tudo isso, a ginástica laboral é um ótimo remédio também para o nosso cérebro.  Ao se exercitar o organismo libera para o corpo substâncias que promovem o bem estar de forma instantânea.

Se você é dono de um pet shop ou se trabalhar com uma equipe de groomers, incentive sua equipe a praticar a ginástica laboral. Além de promover uma integração com seus funcionários, certamente eles se sentirão satisfeitos com o seu cuidado com a sua saúde e isso trará inúmeros benefícios para eles e também para os pets.

Lembre-se, eles podem não falar, mas seus donos entendem e sabem quando um ambiente provoca o sentimento de alegria e segurança em seus animais de estimação, por isso, ter uma equipe feliz, motivada e disposta para o trabalho é tão importante.

Confira agora uma listas de exercícios simples que podem melhorar a rotina de todo groomer

A prática de exercícios laborais exige disciplina, para garantir seus bons resultados, mas a vantagem é que, por serem simples, podem ser feitos em qualquer lugar e sem consumir muito tempo do seu dia.

Uma rotina de exercícios laborais tem 3 etapas. A primeira, antes do trabalho, consiste em atividades preparatórias, na segunda etapa, estão os exercícios compensatórios e por fim, existe a fase de relaxamento.  Por serem exercícios simples, você pode começar agora mesmo a investir no seu bem estar na hora do trabalho.

Veja alguns deles abaixo:

 

  1. Fique de pé em frente à mesa, apoie as mãos com os dedos voltados para si mantendo os braços retos. Mantenha-se na posição por 30 segundos. Esse exercício evitará dores nos braços.
  2. Esse exercício funciona também para alongar os antebraços . Estique os braços para a frente. Deixe a mão direita com os dedos para cima e, com a outra mão, faça força contra si para trazer os dedos para frente solte os braços apenas quando completarem 30 segundos
  3. Sente-se com a coluna reta. Coloque a mão direita na orelha esquerda, passando o braço por cima. Puxe a cabeça para o lado direito e mantenha essa posição por 30 segundos. Repita para o outro lado. Esse exercício é ideal para evitar ou aliviar a tensão no pescoço durante o trabalho
  4. Cruze os dedos das mãos na sua frente. Levante os braços, levando as palmas das mãos para cima, fazendo força. Fique nessa posição assim por 30 segundos e sentirá um grande conforto no corpo inteiro.
  5. De pé com as costas encostadas na parede. Levante uma das pernas, formando um ângulo de 90º com o joelho. Coloque as mãos por cima do joelho e puxe-o para cima, sentindo toda a perna se alongar.
  6. Junte com um colega de seu trabalho para fazer esse exercício. Fiquem um de costas para o outro e deem as mãos. Cada um deve levar o corpo para frente, a fim de alongar as costas.

Nessa lista, acrescente todos os exercícios de alongamento que você já aprendeu em sua trajetória e veja como a ginástica laboral vai fazer bem naquela hora de estresse no trabalho.

Dica Bônus:

Como groomer, você precisa (e muito) de seu corpo para trabalhar, por isso, não abra mão de atividades físicas regulares. Mas, antes de começar qualquer aventura fitness, lembre-se de seguir as recomendações de seu médico e de um profissional de educação física.

Gostou do que aprendeu hoje? Sim, é verdade que seu corpo precisa estar forte para o trabalho, mas nada adianta sem a técnica certa na hora do Banho e Tosa. Para garantir a qualidade de seu trabalho de forma saudável pra você e para seu pet, venha aprender tudo sobre se tornar um grommer aqui na Estimação Pet School. Confira!

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *