Tudo que você precisar saber sobre tesouras groomer

Tudo que você precisar saber sobre tesouras groomer

 

Você sabe a diferença entre as tesouras de tosas? Sobre suas afiações? Tamanhos específicos para cada pessoa?

 Quais são as principais tesouras para groomers iniciantes?

Tesoura Reta Larga: Para tosas em geral em pelagens pesadas e densas,Permite atingir um efeito régua e obter maior controle na tosa.

 

Tesoura Reta Fina: Para tosas em pelagens lisas e finas. Permite tosas rápidas e também usada para desbastes.

 

Tesoura Curva: Para tosas arredondadas e precisas. Ex. Patinhas, bumbum, rostinho.

 

 

Tesoura Semi dentada – Possuem Lâminas para desfiar os pelos e uma lâmina para se orientar a tosa.

 

 

Tesoura Tubarão – Possui um corte maior para pelagens densas e consegue remover mais pelos facilmente.

 

 

Além de serem tesouras simples de manusear, na maioria das vezes, elas tem um ótimo custo benefício, por isso são uma ótimas opções para iniciantes.

Todas essas tesouras podem ser usada para a maioria dos trabalhos de preparação e acabamento dos tipos mais comuns de pelagem que você vai encontrar em um petshop, portanto, são indispensáveis em seu kit de materiais.

E sobre a tensão da tesoura?

Os tensionadores fazem as lâminas trabalharem juntas para cortar o pelo, e é importante que sua tensão seja ajustada ao nível correto. Muito solto e a tesoura simplesmente não cortará e dobrará o pelo, muito apertado e você pode estar em perigo de danificar sua lâmina. Os tensores vêm em várias formas, desde uma tensão de fácil utilização até um simples parafuso, até um tensor de rolamento de esferas que oferece um corte mais suave e de melhor acabamento com precisão.

Como já dissemos antes, para obter o melhor acabamento, você quer que o movimento mais suave possível para sua tesoura possa cortar de forma limpa. Os tensionadores de rolamentos de esferas podem ajudar com isso, pois aliviam o atrito entre as lâminas. Para aproveitar ao máximo a sua tesoura e o movimento mais suave, assegure-se de que a tensão esteja ajustada de forma que, quando você segurar a tesoura na posição aberta e abri-la amplamente, a lâmina livre caia para um ângulo de 30 graus. Muito apertado vai parar mais cedo, muito solto vai fechar completamente ou até mesmo começar a atravessar a lâmina oposta.

Alças de tesoura, o que devo observar?

Escolher uma alça que funcione com sua mão pode realmente melhorar sua técnica, já que uma alça mais confortável significa uma melhor amplitude de movimento para você. Isso significa que você pode tosar mais rápido e com mais segurança. (Medida certa para cada tamanho de mão)

As alças podem ser descritas como simétricas ou offset. Simétrica significa simplesmente que o dedo e o buraco do polegar estão opostos um ao outro, enquanto o de deslocamento tem um orifício para o polegar mais baixo do que o orifício do dedo. Destes, o tipo de alça de deslocamento permite uma posição confortável de mão e braço, enquanto o polegar fica em um ângulo mais natural.

Esta posição natural é a chave para reduzir a fadiga das mãos e dos pulsos, e existem alças mais especializadas, desenhadas para permitir a aderência mais natural. Algumas tesouras são ligeiramente curvadas e moldadas em torno da mão, o que permite uma maior quantidade de contato das mãos com a tesoura. Isso ajuda a dar um controle superior para movimentos de tesoura confiáveis ​​e eficientes. Algumas tesouras terão um polegar ligeiramente inclinado para fora ou um polegar giratório, ambos muito úteis se você não sentir que tem apoio suficiente do polegar com outras tesouras. Mais uma vez, isso ajuda a alcançar essa técnica de corte rápido e fluente vital para um acabamento suave.

Alça simétrica

Alça de deslocamento ou confort

Alça de polegar giratória – exige maior habilidade do tosador para usá-la.

E sobre a afiação de sua tesoura? 

Existem duas maneiras de afiar a tesoura, mas e você deve escolher a que mais se adéqua a sua necessidade e a seu estilo, mas, independente de sua escolha, é importante contar com bons profissionais nesse momento, afinal de contas, sua tesoura é um grande investimento em sua carreira como groomer e precisa ser bem cuidada.

Os tipos de afiação são: 

Fio Navalha: É a afiação mais comum entre os tosadores, ele proporciona um corte preciso, mas que perde sua afiação com maior facilidade, por isso é importante manter uma rotina de afiação sempre que necessário.

Fio a Laser: Ideal para situações e tosas que exigem um corte preciso, a afiação a laser é menos comum, mas garante ótimos resultados e não perde o corte tão facilmente.

Como aprender a manusear minha tesouras?

Essa é uma questão importante e precisa ser levada a sério. São horas de prática para garantir o bom uso da tesoura e isso deve ser respeitado, pois a confiança do dono, e muito mais, a segurança do pet estão em jogo na hora da tosa.

Nunca faça uma tosa sem estar 100% seguro de que saber manusear a tesoura e você vai saber quando é a hora depois de garantir seu certificado como groomer e contar com a avaliação e orientação de profissionais especializados.

Venha se tornar um especialista em tesoura com um curso completo aqui na Estimação Pet School. Marque agora uma aula experimental grátis e saiba tudo que seu futuro tem a lhe oferecer.

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *